Divulgação

Miguel Pereira se destaca como pioneira em ações voltadas para o turismo e meio ambiente. Isso porque a cidade se tornou a primeira no Rio de Janeiro e a segunda do Brasil a aderir à Declaração de Glasgow de Ação Climática no Turismo. O compromisso reforça a diretriz em promover um alinhamento econômico alinhado à sustentabilidade, em consonância com os debates que ocorrerão na COP 30, em Belém (PA), sobre a transição ecológica e a redução das emissões de carbono.

A adesão à declaração implica compromissos essenciais, como reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e atingir a neutralidade de carbono antes de 2050. Para respaldar essa iniciativa, Miguel Pereira implementou o projeto de “Monitoramento de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”, em parceria com a empresa Mowa – Carbon Neutral, única signatária com profissional credenciado pelo Green Business Certification Inc. O trabalho resultou na elaboração de inventários abrangendo o período de 2017 a 2022, que apontam avanços significativos na redução de impactos ambientais.

Os dados revelam uma redução geral de 35% das emissões, impulsionada pelo aumento de 55% na capacidade de captura de carbono das florestas e áreas verdes do município. Um dos destaques é que, em 2022, as áreas florestais absorveram quantidade suficiente de carbono para compensar integralmente as emissões dos setores de energia, transportes, resíduos e efluentes, reforçando o papel essencial da preservação ambiental na agenda climática.

O prefeito Pedro Paulo Quinzinho destaca que o monitoramento de emissões é um instrumento estratégico para a formulação de políticas ambientais eficazes, possibilitando investimentos mais assertivos em energia renovável, gestão de resíduos e ampliação das áreas verdes. Ele também ressalta que projetos como a revitalização do Lago Javary, a inauguração do Parque Terra dos Dinos e iniciativas de restauração florestal do Corredor Tinguá-Bocaina e do programa Replantando Vida demonstram que é possível conciliar crescimento econômico e sustentabilidade ambiental.

Fonte: https://www.correiodamanha.com.br/correio-sul-fluminense/regiao-do-vale/2025/05/amp/201930-miguel-pereira-adere-a-declaracao-de-glasgow-de-acao-climatica-no-turismo.html